Beckett e a Implosão da Cena
poética teatral e estratégias de encenação
Luiz Marfuz (autor)

R$ 53,00


Pode-se imaginar o que teria Beckett a dizer a nós, mimados filhos de uma época hedonista, que queremos café sem cafeína e alegria em pílulas. Resta pouco a dizer, diria uma das personagens de suas peças.  No entanto, o teatro de Beckett não cessa de nos relançar imagens tanto mais estranhas quanto mais nelas reconhecemos a cena cotidiana, fazendo do palco um lugar de contínuo enfrentamento das perplexidades do nosso tempo. É nesse lugar que o diretor teatral e professor Luiz Marfuz escreve Beckett e a Implosão da Cena : Poética Teatral e Estratégias de Encenação, que a Perspectiva e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA oferecem ao público. Nesse livro, ele mostra e examina diversos modos de encenar e de atuar, nas peças do escritor irlandês, por meio de depoimentos e entrevistas com diretores, pesquisadores e do próprio trabalho de Beckett como encenador. Para organizar o itinerário em direção à cena e, tendo como viés operativo o que denomina poética da implosão, o autor divide o livro em seis partes: o paradoxo da ação no teatro de Beckett; a desfiguração do espaço e as armadilhas do tempo teatral; a decomposição da personagem; cânones, rupturas e estratégias de encenação e atuação; impasses e procedimentos adotados em Comédia do Fim – montagem de cinco textos dirigidos por Marfuz - e, por fim, os procedimentos poéticos da implosão da cena, derivados da dramaturgia e da prática teatral beckettiana. Artistas, pesquisadores, professores e qualquer interessado em revisitar o inesgotável universo de Beckett encontrarão aqui, pela ótica de um encenador, um estudo criterioso e abrangente das estratégias capazes de desvelar a força dessa obra que permanece como um dos mais instigantes acontecimentos no caminho de renovação da arte teatral.  
Cleise Mendes – Professora e Dramaturga  - UFBA
Indicar este livro
 Gostaria de receber informes e promoções da Editora Perspectiva.
Dê a sua opinião sobre a obra
Antes de escrever seu comentário, leia, por favor, as regras e orientações sobre este espaço:

  • os comentários devem ater-se ao livro sobre o qual se refere e a temas estritamente relacionados a ele;
  • o texto deverá ter no máximo 700 caracteres;
  • a editora Perspectiva reserva-se o direito de não publicar comentários preconceituosos ou racistas, observações grosseiras ou que agridam a honra de qualquer pessoa ou grupo de pessoas, textos sobre opiniões de outros leitores, bem como informações de conteúdo comercial;
  • as críticas apresentadas passarão a ser de domínio do site da editora.
700 carac.
Sumário
Agradecimentos .......................................................................XV

Prefácio - Fábio de Souza Andrade .............................................XVII

O Começo do Fim ....................................................................XXI
    Modos de Fazer e de Des-fazer ...................................XXIII
    Duas Faces da Desordem ...........................................XXIV
    Organização do Intinerário .......................................XXVIII

1. O Paradoxo da Ação no Teatro de Beckett .................................1
    A (Des) Ordem da Linguagem .........................................2
    Implosão na Escrita Dramatúrgica ...................................7
    A Ação pelo Reverso ...................................................12
    Modos e Disfarces da Ação ..........................................17
        
2. Desfiguração do Espaço e o Tempo Incapturável .......................35
    O Espaço Desfigurado .................................................35
    Na Captura do Tempo .................................................50
    Um Amálgama Imperfeito .............................................59

3. A (De)Composição da Personagem do Teatro De Beckett ............63
    A Persona-Tornada-Coisa ............................................63
    Decompondo a Personagem em Traços ...........................67
    O Clown Beckettiano: Personagem em Trânsito ................72
    Cumprindo o Itinerário da Decomposição .........................79
    Um Bólido Opaco Arremessado no Vazio ..........................83

4. Impasses e Estratégias de Encenação no Teatro de Beckett ........87
    Beckett x Beckett: O Encenador Diante do Dramaturgo .....88
    Impasse, Rupturas e Estratégias de Encenação ...............96
    Reconfigurando a Personagem no Corpo do Ator:
    A Catástrofe como Método ........................................110
    Direção de Atores: Máquina, Sensibilidade e Inovação ....116

5. Quatro Peças e Uma Catástrofe: Ensaiando a Implosão na
    Comédia do Fim.................................................................127
    Itinerário da Encenação: Desenrolando o Carretel
    Invisível .................................................................128
    Cartografia Visual do Espetáculo: Materialização
    do Vazio .................................................................133
    Lágrima e Ressecamento: Tensões e Ambiguidades
    no Trabalho Com o Ator .............................................138
    Acaso e Rigor: As Cristalizações Imprevisíveis ................152

6. Procedimentos Poéticos no Jogo da Cena Beckettiana ...............159
    (I)mobilidade: o Repouso em Movimento .........................161
    Sintaxe Sonora: Consonâncias e Dissonâncias .................165
    Espacejamento: Corpo e Fala .......................................171
    Polaridade: a Luz na Escuridão .....................................175
    Paridade: Dúplices Imperfeitos .....................................178
    Simetria: Ordem e Imperfeição .....................................180
    Circularidade: Repetições e Interrupções .......................184
    Contração: a Jaqueta Apertada ...................................188
    Subtração: Rumo ao Vazio ..........................................191
    A Chave É Talvez ......................................................194

O Fim Está no Começo ............................................................197

Referências Bibliográficas .........................................................203
SOBRE O LIVRO
assunto: teatro
coleção: estudos 322
formato: 12,5x22,5 cm
páginas: 248
acabamento: brochura
edição: 1ª 2014
peso: 298 g
ISBN: 9788527310000
Luiz Marfuz
LIVRO PUBLICADO

Editora Perspectiva
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3025
Jardim Paulista, São Paulo - SP
01401-000
(11) 3885 8388

Contato

Preencha com o seu nome e e-mail e receba informações sobre a Editora Perspectiva.

Desejo receber informações sobre promoções, lancamentos e eventos da Editora Perspectiva

Redes Sociais

 

Copyright 2017, Editora Perspectiva