Teatro em Crise
Anatol Rosenfeld (autor)

R$ 45,00


Teatro em Crise reúne um amplo leque de artigos e ensaios, selecionados e organizados por Nanci Fernandes, que textualizam a participação e a reflexão de Anatol Rosenfeld na vida teatral paulista e brasileira. Além do valor histórico, pois a referência temporal é evidente, o leitor terá aqui, mais uma vez, a possibilidade de um diálogo com a aguda percepção analítica e o amplo cabedal teórico de um pensamento que, na sua particularidade individual e contextual, percorre e discute, em historiografia, dramaturgia e realização cênica, os problemas do processo teatral que ultrapassam a sua base cronológica, abordando e iluminando questões em foco no teatro de hoje e de sempre.
Indicar este livro
 Gostaria de receber informes e promoções da Editora Perspectiva.
Dê a sua opinião sobre a obra
Antes de escrever seu comentário, leia, por favor, as regras e orientações sobre este espaço:

  • os comentários devem ater-se ao livro sobre o qual se refere e a temas estritamente relacionados a ele;
  • o texto deverá ter no máximo 700 caracteres;
  • a editora Perspectiva reserva-se o direito de não publicar comentários preconceituosos ou racistas, observações grosseiras ou que agridam a honra de qualquer pessoa ou grupo de pessoas, textos sobre opiniões de outros leitores, bem como informações de conteúdo comercial;
  • as críticas apresentadas passarão a ser de domínio do site da editora.
700 carac.
Sumário
Introdução – Nanci Fernandes .................................................. 11 Primeira Parte: O TEATRO NO BRASIL 1. Historiografia ..................................................................... 45 João Caetano.......................................................................... 45 Panorama do Teatro Brasileiro ............................................. 48 2. Literatura dramática ...................................................... 53 Panorama do Tero Brasileiro Atual ...................................... 53 Subvenções e progresso teatral .................................. 60 Peça nacional só quando barata? ...................................... 62 Jorge Andrade, o incompreendido ..................................... 64 3. Crítica ............................................................................ 77 Uma escola de crítica teatral ........................................................ 77 A crítica como veículo de informação ...................... 82 Segunda Parte: ATUAÇÃO E COLABORAÇÃO 4. Teatro amador .................................................. 87 Teatro na Hebraica ...................................................... 87 Valor educativo da arte dramática .............................. 92 Duas notas teatrais .................................................................. 93 Os amantes do teatro ................................................. 100 Teatro ao encontro do povo ..................................... 102 Ainda o teatro popular ............................................................... 105 Os pingos nos is ..................................................................... 108 Problemas teatrais ................................................................... 110 Ainda o debate ....................................................................... 112 Teatro e subvenção estatal ................................. 114 5. Conjuntura teatral ................................................................. 121 Rio e São Paulo ...................................................................... 121 Visitantes ilustres .................................................................. 123 Intercâmbio teatral .................................................................. 125 As caras montagens ......................................... 126 Arte jovem ........................................................................... 128 Living e Lobos ....................................................................... 130 Dois acontecimentos ............................................ 132 Dois depoimentos lúcidos .............................. 133 Divergências e convergências ................................ 136 O teatro como problema social .......................... 138 Teatro sem grilhões .................................................................. 141 6. Análises e pareceres ........................................... 155 A propósito de Dez para às Sete .................................. 155 A Prostituta Respeitosa ....................................... 159 A Raposa e as Uvas ......................................... 159 Abre a Janela e deixa entrar o Ar Puro e o Sol da Manhã ............ 160 A Fiaca, de Ricardo Talesnik ...................................... 161 Anton Tchekhov:Três minipeças ........................................... 163 As Criadas ................... 164 Cemitério de Automóveis etc. ......................... 164 Chat en Poche ........................................................................ 166 Eu esperava que você morresse... etc., de Wagner Melo ........... 167 Humilhados e Ofendidos ........................... 168 Jornada de um Imbecil até o Entendimento ............ 169 MacBird, de Barbara Garson ....................... 170 Marta Saré ........................................................................... 173 O Burguês Fidalgo .................................................................... 173 O Clube da Fossa ..................................................................... 173 Os 7 Gatinhos ........................................................................ 174 Os Próximos .......................................................................... 176 Prova de Fogo, de Consuelo de Castro ................................. 177 Tudo no Jardim, de Edward Albee .................................... 178 Ubu Rei, de Jarry .................................................................... 180 Viver como Porcos, de John Arden ......................... 181 7. Militância crítica Fora da Barra Sutton Vane .................. 183 Phèdre, de Racine, na tradução de Jenny Klabin-Segall ........................................................................ 187 O Diário de Anne Frank ..................................... 188 Denis F. Bernard: Cada um de Nós ........................................... 190 Morte e Vida Severina ......................................... 192 Isso devia ser Proibido .............................................................. 198 O teatro de Hilda Hilst .............................................................. 203 O Novo Sistema ....................................................................... 205 Primeira Feira Paulista de Opinião ............................. 207 O Dibuk no TAIB ...................................................................... 209 A Vinda do Messias ................................................................... 212 Mephisto, o mágico ................................................................... 214 Macbeth com bode e atabaque ......................................... 215 Molière, o burro ..................................................................... 217 Molière com rock e almofadas ................................ 218 Molière atual ........................................................................ 220 O Escorpião de Numância ......................... 223 Uma sátira hilariante ................................................................ 225 O Pagador de Promessas ........................ 227 TV no palco .......................................................................... 228
SOBRE O LIVRO
assunto: teatro
coleção: debates 336
formato: 11,5x20,5 cm
páginas: 232
edição: 1ª edição
peso: 218 g
ISBN: 9788527310185

Editora Perspectiva
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3025
Jardim Paulista, São Paulo - SP
01401-000
(11) 3885 8388

Comunicação

Sobre a Editora

Contato

Preencha com o seu nome e e-mail e receba informações sobre a Editora Perspectiva.

Desejo receber informações sobre promoções, lancamentos e eventos da Editora Perspectiva

Redes Sociais

 

Copyright 2018, Editora Perspectiva