Teatro Hip-hop
A Performance Poética do Ator-MC
Roberta Estrela D alva (autor)

R$ 37,00


Quando chegou, Estrela D’alva, luminoso nome, codinome e anúncio, no espaço incolor que se insiste em chamar de Academia, senti a mudança: em seu porte, a arte de dizer, um teatro que se assenta na construção de um novo mundo, intenso e mais justo, nascera para improvisar, interagir.
Aprendi com ela o que é ser um ator-MC, poetryslam e esse modo falado, abri os olhos para outras concepções de performance e quase-teatro. Acompanhei sua busca de conhecimentos, o empenho em seguir achados, propostas e teorias.
Como este O Teatro Hip-Hop nos diz, o método é para ela a aprendizagem instantânea e a reflexão acumulada. A experiência que traz nos capítulos encadeados é a sua própria, o pão de cada dia, o texto-depoimento do grupo Bartolomeu, a passagem por outras dramaturgias (assim, o rap).
O microfone (aberto) é o objeto mediador, mais que isso, interferente nas ações do criar, nas poéticas da invenção. Uma esponja de banho, em forma de microfone, presente oferecido por mim, nos tempos da sua escrita, foi sugestão da via dupla: objeto de uso, agente do canto e da espuma, do dizer e continuar dizendo.
Evidencio aqui os méritos da autora e da Perspectiva, que oferece ao leitor o alegre-saber, em texto atrativo e competente. A voz vem junto, os aplausos também.

Jerusa Pires Ferreira
Indicar este livro
 Gostaria de receber informes e promoções da Editora Perspectiva.
Dê a sua opinião sobre a obra
Antes de escrever seu comentário, leia, por favor, as regras e orientações sobre este espaço:

  • os comentários devem ater-se ao livro sobre o qual se refere e a temas estritamente relacionados a ele;
  • o texto deverá ter no máximo 700 caracteres;
  • a editora Perspectiva reserva-se o direito de não publicar comentários preconceituosos ou racistas, observações grosseiras ou que agridam a honra de qualquer pessoa ou grupo de pessoas, textos sobre opiniões de outros leitores, bem como informações de conteúdo comercial;
  • as críticas apresentadas passarão a ser de domínio do site da editora.
700 carac.
Sumário
Prefácio - Sílvia Fernandes ....................... XIII Dando Letras à Voz ............................... XIX 1. A CULTURA HIP-HOP COMO MATRIZ Qual Cultura Hip-Hop? ............................ 1 MICROFONE ABERTO ................................. 20 O Surgimento do MC: A Voz em Ação na Cultura Hip-Hop .......................................... 21 Rapper x MCs, Existe um X na Questão? ............ 39 "The Messege": Função Social do MC, Autorrepresentação e Depoimento .................. 47 Algumas Características e Particularidades da Performace Poética do MC ......................... 53 Trabalho de Campo: Show do MC Zinho Trindade ..... 57 MICROFONE ABERTO ................................. 61 2. O TEATRO HIP-HOP COMO LINGUAGEM Núcleo Bartolomeu de Depoimentos: Do Diálogo ao casamento Estético ............................ 63 Acordei Que Sonhava: O nascimeto do Ator-MC ...... 74 Depoimento Pessoal: Memória e Autorrepresentação . 79 Depoimentos das Personagens, o Ator-MC Como Porta-Voz do Coletivo: O Que ou Quem Eu Represento? ...................................... 84 Transformando Dramartugia em Rap ................. 89 Trânsitos ........................................ 93 O Processo "Sampleamento" ........................ 95 Sampleando Culturas: O Iorubá .................. 102 MICROFONE ABERTO ................................. 105 3. O ATOR-MC E O UNIVERSO DO POETRY SLAM E DO SPOKE WORD Spoke Word e Poetry Slam ......................... 109 Vai Te Catar! O Ator-MC e a Radicalização da Experiência Com Palavra ....................... 120 EM REDE .......................................... 129 Anexo ............................................ 135 Referência Bibliográficas ........................ 147
SOBRE O LIVRO
assunto: teatro
coleção: estudos 333
formato: 12,5x22,5 cm
páginas: 176
acabamento: brochura
edição: 1ª 2014
peso: 270 g
ISBN: 9788527310208
Roberta Estrela D alva
LIVRO PUBLICADO

Editora Perspectiva
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3025
Jardim Paulista, São Paulo - SP
01401-000
(11) 3885 8388

Contato

Preencha com o seu nome e e-mail e receba informações sobre a Editora Perspectiva.

Desejo receber informações sobre promoções, lancamentos e eventos da Editora Perspectiva

Redes Sociais

 

Copyright 2017, Editora Perspectiva