Lessing: Obras, organizada por J. Guinsburg e Ingrid D. Koudela é, sem dúvida, a mais abrangente antologia de escritos do polímata alemão já publicada no Brasil. Mais conhecido entre nós como poeta e por sua intransigente defesa da liberdade de pensamento e religião, Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781) teve durante a vida destacada atuação também no combate aos dogmas e ideias estabelecidas no campo da arte. Talento multifacetado, que conciliava inteligência crítica aguçada a uma enorme capacidade inventiva, foi um precursor em vários sentidos: sua distinção entre pintura e literatura antecipa modernos conceitos estéticos assim como sua dramaturgia antecipa não só o drama burguês, mas também a florescência do gênero drama, mescla do cômico e do trágico que dominará a dramaturgia teatral do romantismo e do naturalismo, para não falar de seus frutos na cena moderna. Uma atividade intelectual dessa envergadura merecia, de há muito, uma recolha que lhe desse o destaque devido. Daí o escopo desta coletânea que a editora Perspectiva oferece ao público brasileiro em sua coleção Textos. A primeira, por seu porte e natureza, a reunir em nosso idioma à obra crítica – aqui representada pela Dramaturgia de Hamburgo – também o trabalho criativo de Lessing em teatro – com suas principais peças, Minna von Barnhelm, Emília Galotti e Natã, o Sábio – e em estética – com as inovadoras reflexões de Laocoonte –, disponibilizando assim ao leitor títulos seminais de uma obra que estabeleceu os parâmetros da reflexão crítica e da atuação cultural na Alemanha.
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Sumário
SUMÁRIO Nota de Edição .......................................................................9 Cronologia ..............................................................................11 Notícia Biográfica ..................................................................15 Lessing: Crítica e Criação – J. Guinsburg e Ingrid D. Koudela ..............................................................................21 I. TEATRO Minna von Barnhelm ou a Sorte do Soldado ..................133 Natã, o Sábio .........................................................................211 II. TEORIA DA ARTE E CRÍTICA Laocoonte Introdução – Anatol Rosenfeld ...........................................331 Laocoonte ou Sobre os Limites da Pintura e da Poesia ..335 Notas .......................................................................................489 Glossário ..................................................................................533 Dramaturgia de Hamburgo A Aventura de Hamburgo – Anatol Rosenfeld ...................571 Dramaturgia de Hamburgo ....................................................581 III. APÊNDICE Cartas .......................................................................................663 O Teatro do Senhor Diderot .................................................673 Posfácio: Iluminismo e Spinozismo: Lessing, Um Burguês Clássico – Newton Cunha ..................................................677 Bibliografia Usada Nesta Edição ......................................685
SOBRE O LIVRO
assunto: crítica coleção: textos 34 formato: 12,5x21 cm páginas: 688 acabamento: brochura edição: 1ª 2016 peso: 654 g ISBN: 9788527310659