Com a convicção de que “no teatro o homem é a medida de todas as coisas”, Jacó preserva a permanência de seu lugar no contexto da comunicação de massa. No século XX, embora vítima do ataque do cinema e depois da tevê, ele encontra talvez uma razão mais forte para a sobrevivência, ao valorizar os seus elementos básicos, além de absorver o que é passível de assimilação nas outras artes. O ensaísta registra, com acerto, que “o mínimo que se pode dizer, a esta altura, é que ele (o teatro) decorre de uma necessidade antropológica”. Sábato Magaldi
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Nota ao Leitor ... XI Apresentação —
Sábato Magaldi ... XIII
1. A Idéia de Teatro ... 3
2. O Teatro no Gesto ... 9
3. Diálogos sobre a Natureza do Teatro ... 13
4. O Lugar do Teatro no Contexto da Comunicação de Massa ... 31
5. A Crítica, o Historicismo e Herder: Notas para uma Introdução ... 39
6. O Titereiro da Graça: Kleist —
Sobre o Teatro de Marionetes ... 45
7. Nietzsche no Teatro ... 55
8. Uma Operação Tragicômica do Dramático: O Humorismo ... 69
9. Vanguarda e Absurdo: Uma Cena de Nosso Tempo ... 75
10. Anatol Rosenfeld e o Teatro ... 97
11. Brecht: Baal Dialeta ... 101
12. Haroldo de Campos e o Teatro ... 105
13. Texto ou Pretexto ... 111
14. Elementos de Espetáculo e Drama entre os Antigos Hebreus ... 117
15. Indícios de Atividade Teatral entre os Judeus na Época Helenística e Romana ... 131
16. Um Fragmento da Peça de Ezekielos —
Exagoge ... 133