No mundo inteiramente mercantil em que vivemos, seria vantajoso para a sociedade e o cidadão se cada um se educasse não apenas para o bom gosto estético e a comodidade que os objetos industrialmente produzidos oferecem, mas se dedicasse igualmente a cultivar a virtude de um consumo realmente útil e, portanto, criterioso. Em outros termos, que a sociedade, vista habitualmente sob a óptica simplista e irracional do consumo, fosse, para além disso, uma sociedade de hedonistas e de estetas conscientes de suas responsabilidades sociais e políticas. É sobre esse tema, no qual se aliam aspectos não só teóricos (arte, ética, luxo e design) como práticos, ligados à produção, à distribuição e ao consumo de bens e serviços, que Giovanni Cutolo, na trilha da estética da modernidade propugnada pela Obra Aberta de Umberto Eco, da qual foi aliás, já em 1968, o tradutor para o português, desenvolve uma argumentação sagaz e experimentada, tanto de acadêmico quanto de homem de marketing e de negócios. Daí o sugestivo e aparentemente contraditório título de sua obra, O Hedonista Virtuoso, agora publicado pela editora Perspectiva.
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Sumário
Do Brasil ao Design: Ida e Volta ? Giovanni Cutolo ... 9 Prefácio à Segunda Edição Italiana ? Renato De Fusco ... 21 Prefácio à Primeira Edição Italiana ? Renato De Fusco ... 27
Introdução ... 35
1. O FENÔMENO DESIGN ... 41
2. OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS ... 51 O Produto ... 51 O Mercado ... 54 O Ambiente ... 60
3. AS FASES DO DESENVOLVIMENTO ... 69 Engenheiros e Fábricas ... 69 Cientistas e Energia ... 71 O Homem de Marketing e o Mercado ... 73 Estetas, Estilistas e Designers ... 75 O Hedonista e o Ego ... 82
4. O PROJETO DE CONSUMO ... 87
5. MÓVEIS E DECORAÇÃO ... 95 Comerciantes e Mercadores ... 99 Cultura do Projeto e Cultura do Objeto ... 107 Novas Tendências ... 114
Posfácio ? Giancarlo Origgi ... 133
SOBRE O LIVRO
assunto: design coleção: debates 320 formato: 11,5x20,5 cm páginas: 136 acabamento: brochura edição: 1ª 2012 peso: 160 g ISBN: 9788527309486