Hedonista Virtuoso, O
Criatividade Mercantil e Projeto de Consumo
Giovanni Cutolo (autor)

R$ 35,00


No mundo inteiramente mercantil em que vivemos, seria vantajoso para a sociedade e o cidadão se cada um se educasse não apenas para o bom gosto estético e a comodidade que os objetos industrialmente produzidos oferecem, mas se dedicasse igualmente a cultivar a virtude de um consumo realmente útil e, portanto, criterioso. Em outros termos, que a sociedade, vista habitualmente sob a óptica simplista e irracional do consumo, fosse, para além disso, uma sociedade de hedonistas e de estetas conscientes de suas responsabilidades sociais e políticas.
É sobre esse tema, no qual se aliam aspectos não só teóricos (arte, ética, luxo e design) como práticos, ligados à produção, à distribuição e ao consumo de bens e serviços, que Giovanni Cutolo, na trilha da estética da modernidade propugnada pela Obra Aberta de Umberto Eco, da qual foi aliás, já em 1968, o tradutor para o português, desenvolve uma argumentação sagaz e experimentada, tanto de acadêmico quanto de homem de marketing e de negócios. Daí o sugestivo e aparentemente contraditório título de sua obra, O Hedonista Virtuoso, agora publicado pela editora Perspectiva.
Indicar este livro
 Gostaria de receber informes e promoções da Editora Perspectiva.
Dê a sua opinião sobre a obra
Antes de escrever seu comentário, leia, por favor, as regras e orientações sobre este espaço:

  • os comentários devem ater-se ao livro sobre o qual se refere e a temas estritamente relacionados a ele;
  • o texto deverá ter no máximo 700 caracteres;
  • a editora Perspectiva reserva-se o direito de não publicar comentários preconceituosos ou racistas, observações grosseiras ou que agridam a honra de qualquer pessoa ou grupo de pessoas, textos sobre opiniões de outros leitores, bem como informações de conteúdo comercial;
  • as críticas apresentadas passarão a ser de domínio do site da editora.
700 carac.
Sumário
Do Brasil ao Design: Ida e Volta ? Giovanni Cutolo ... 9
Prefácio à Segunda Edição Italiana ? Renato De Fusco ... 21
Prefácio à Primeira Edição Italiana ? Renato De Fusco ... 27


Introdução ... 35


1. O FENÔMENO DESIGN ... 41

2. OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS ... 51
    O Produto ... 51
    O Mercado ... 54
    O Ambiente ... 60

3. AS FASES DO DESENVOLVIMENTO ... 69
    Engenheiros e Fábricas ... 69
    Cientistas e Energia ... 71
    O Homem de Marketing e o Mercado ... 73
    Estetas, Estilistas e Designers ... 75
    O Hedonista e o Ego ... 82

4. O PROJETO DE CONSUMO ... 87

5. MÓVEIS E DECORAÇÃO ... 95
    Comerciantes e Mercadores ... 99
    Cultura do Projeto e Cultura do Objeto ... 107
    Novas Tendências ... 114


Posfácio ? Giancarlo Origgi ... 133
SOBRE O LIVRO
assunto: design
coleção: debates 320
formato: 11,5x20,5 cm
páginas: 136
acabamento: brochura
edição: 1ª 2012
peso: 160 g
ISBN: 9788527309486
Giovanni Cutolo
LIVRO PUBLICADO

Editora Perspectiva
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3025
Jardim Paulista, São Paulo - SP
01401-000
(11) 3885 8388

Comunicação

Sobre a Editora

Contato

Preencha com o seu nome e e-mail e receba informações sobre a Editora Perspectiva.

Desejo receber informações sobre promoções, lancamentos e eventos da Editora Perspectiva

Redes Sociais

 

Copyright 2018, Editora Perspectiva