Ponto de Vista

Por GUSTAVO FIORATTI                                                                                                          Palco Italiano

Livros de História do teatro frequentemente se referem ao extinto TBC , o Teatro Brasileiro de Comédia, como um palco fundamental para a renovação do cenário nacional no século XX, mas também essencialmente burgês. É possível, no entanto, que haja uma imprecisão nesse rótulo, e esta revisão torna o livro "A MISSÃO ITALIANA", de Alessandra Vannucci, um trabalho de valor crucial.

(...)

Uma das grandes contribuições dos italianos ao cenário artístico paulistano foi a calcificação no imaginário brasileiro da figura do diretor. Até então, espetáculos teatrais tinham como foco a figura de atores célebres, quando muito se falava no autor do texto encenado, mas o crédito para aqueles que regiam os espetáculos permanecia em um canto obscuro do cartaz. No livro, Vannucci resume que esse artistas italianos foram "apóstolos da direção como instrumento de consciência civil", atribuindo a eles também um papel social, consolidado a partir de suas visões sobre os diversos processos de redemocratização no mundo.

Leia na íntegra: http://goo.gl/ZQu65K

 



fonte: REVISTA FAPESP | GUSTAVO FIORATTI | Edição 224 - páginas 88/89 | Outubro de 2014

notícias o livro

Editora Perspectiva
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3025
Jardim Paulista, São Paulo - SP
01401-000
(11) 3885 8388

Contato

Preencha com o seu nome e e-mail e receba informações sobre a Editora Perspectiva.

Desejo receber informações sobre promoções, lancamentos e eventos da Editora Perspectiva

Redes Sociais

 

Copyright 2017, Editora Perspectiva