ALÉM DA COMMEDIA DELL’ARTE
A Aventura em um Barracão de Máscaras
Tiche Vianna
Apresentação: Ivanildo Piccoli
SINOPSE
Tradição secular e linguagem contemporânea juntam-se e misturam-se no trabalho do Barracão Teatro sobre máscaras teatrais ocidentais. A pesquisadora Tiche Vianna, cofundadora do grupo, revela aqui os segredos da Commedia Dell’Arte, a importância, as possibilidades e a metodologia do uso de máscaras na dramaturgia contemporânea.
QUARTA-CAPA
Surgida na Itália renascentista e tendo posteriormente ganhado prestígio no mundo inteiro a partir de sua grande popularidade na França, a Commedia dell’Arte influenciou desde o Carnaval de rua até o teatro mais erudito. Das suas marcas registradas, uma é o improviso, a outra, o uso de máscaras.
Tiche Vianna aborda aqui seu encontro com o gênero e suas características fundamentais. Uma das principais pesquisadoras do país na linguagem da máscara no teatro, ela não apenas apresenta o trabalho de criação no Barracão Teatro, de Campinas, do qual é cofundadora, como também desenvolve aspectos que se tornaram referência para a utilização das máscaras por atrizes e atores, constituindo uma verdadeira pedagogia da cena, muito Além da Commedia dell’Arte.
TICHE VIANNA
É atriz, diretora e pesquisadora de teatro formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP). Diretora e cofundadora do Barracão Teatro, espaço de criação teatral de Campinas, pesquisa a linguagem das máscaras e da Commedia dell’Arte, com especialização pela Universidade de Bolonha, e pelo Atelier Firenze of Papier Mâché. É doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
COLEÇÃO ESTUDOS
A coleção Estudos propõe-se a publicar ensaios críticos e pesquisas tratados em profundidade, com sólida argumentação teórica nos mais variados campos do conhecimento. A coleção forma, junto com a Debates, a marca de identificação da editora em nosso mercado.
DA CAPA
Imagem da capa: Cena de Diário Baldio, mostrando Cotoco, atuação e máscara em papelagem de Esio Magalhães, e Lady, atuação e máscara em papelagem de Gabriel Bodstein.
São vários os usos dramáticos do uso máscaras. Efeitos cômicos ou dramáticos; valorização do gesto e do movimento corporal são apenas alguns deles.
O QUE SE DIZ DO AUTOR
Convido você a olhar para esta escrita como quem está diante de um mapa de percurso incomum, em busca de um tesouro. Se quiser alcançá-lo, precisará decifrar o percurso, e tenha a certeza de que todas as pistas estão contidas nele. Peço, portanto, que trabalhemos juntas ou juntos daqui por diante, pedido pouco convencional, mas fundamental para mim, que tenho o desejo de aproximar você do universo simbólico da máscara e de sua pedagogia para nos dedicarmos à arte de criar realidades diante do público, provocando a imaginação da plateia. E isso, através da materialidade cênica expressa pelo corpo que atua na cena teatral. Assim, abro as portas do Barracão Teatro para que você entre, oferecendo-lhe a concretude de minhas palavras como guia, enquanto terei afetivamente você em meu imaginário, pois “a representação imaginária está carregada de afetividade e de emoções criadoras e poéticas”. É pela força e potência da imaginação que somos capazes de acreditar em uma realidade que construímos com tanta verdade, que a fazemos existir como se fosse concreta, a ponto de nos emocionar e nos fazer sentir como na “vida real”. Imaginação, portanto, é real: você é real para mim. [LUÍS ALBERTO DE ABREU, dramaturgo]
TRECHOS
Ha semelhanças e diferenças entre os processos de criação em áreas distintas. E o desejo de saber quais são elas que me seduz, levando-me a me deslocar por novos territórios. Meu objetivo, porém, não e produzir teorias sobre isso, mas realizar acontecimentos artísticos, cênicos, que alcancem e surpreendam espectadoras e espectadores do século XXI e, através dessa experiência prática, produzir pensamentos que, para além da Commedia dell’Arte, nos estimulem a conhecer mais sobre a máscara, sua pedagogia na atuação e sua dramaturgia na criação.
(...)
O que pretendo fazer, a partir de agora, é organizar o material que recolhi ao longo de mais de 35 anos de aprendizado através da máscara teatral extraída da Commedia dell’Arte, mas projetada para além do gênero, em diálogo com sua contemporaneidade, na constituição de uma pedagogia utilizada há mais de vinte anos pelo Barracão Teatro.
(...)
Atuar é correr riscos, porque atrizes e atores são, em última instância, provocadores de emoções em si e nos outros. Por todas essas considerações sobre o improviso, afirmo que o teatro que aprendi a fazer com a Commedia dell’Arte e as máscaras, por mais que possa ter um texto, é um fenômeno improvisado que se dá no encontro de atuadoras ou atuadores com espectadoras ou espectadores, através da apresentação de um espetáculo.
(...)
A máscara, portanto, não é um universo tão distante de nós, e embora seja utilizada com frequência nos espaços de formação teatral e na preparação da atuação para outras linguagens artísticas, é com menor frequência que assistimos a espetáculos de máscaras. Embora crescente desde a década de 1980, o número de artistas e grupos que se apropriam da linguagem das máscaras como proposta estética para seus espetáculos teatrais é reduzido – ao contrário da cultura popular, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
(...)
Máscaras são seres vivos no tempo e no espaço que criam sua própria dramaturgia, isto é, carregam em sua forma o conteúdo que as constitui; portanto, são definidoras da linguagem capaz de traduzir a realidade onde se inserem e através da qual se comunicam com quem estiver diante delas, seja qual for a situação.
SUMARIO
A Máscara Não Esconde, Revela! [por Ivanildo Piccoli]
Introdução
1. Entre a Tradição e a Atualidade:A Descoberta de um Tesouro
A Commedia dell’Arte em Mim: Nossa História
Pequeno Entreato LúdicoVida e Arte Não se Separam
A Construção da Máscara e do Corpo Máscara
A Necessidade de uma Pedagogia: Quem Ensina Quem?
Entreato Quase Trágico: Fumaça na Pista: A Vida É Por um Triz!
2. Máscaras: da Didática à Criação – A Procura Pelo Mapa do Tesouro Enterrado
O Diálogo Entre a Neutralidade e a Expressividade
A Máscara Neutra
As Máscaras Expressivas
As Meias-Máscaras
As Meias-Máscaras da Commedia dell’Arte
Correção do Percurso: Uma Questão de Lealdade
3. A Máscara Através do Barracão Teatro: Decifrando o Mapa
A Preparação do Corpo Para o Uso da Máscara
Algumas Matrizes
A Triangulação
A Lateralidade
4. A Criação do Barracão Teatro: Respostas ao Enigma da Esfinge
Ninguém É o Princípio de Tudo!
Renascer das Cinzas Com Freguesia da Fênix!
Reaprendendo a Andar: “Dramaturgia da Máscara” e “Dramaturgias Contemporâneas”
O Fim de uma Longa Viagem
Em Busca de Novos Tesouros: A Máscara no Audiovisual
Referências
FICHA TÉCNICA
Autora: Tiche Vianna
Apresentação: Ivanildo Piccoli
Coleção Estudos
Assunto: Teatro
Formato: brochura
13,5 x 22,5 cm
232 páginas
ISBN 978-65-5505-136-0
Lançamento 3 fev
EBOOK
ISBN 978-65-5505-137-7
1 x de R$79,90 sem juros | Total R$79,90 | |
2 x de R$42,05 | Total R$84,10 | |
3 x de R$28,51 | Total R$85,54 | |
4 x de R$21,75 | Total R$86,99 | |
5 x de R$17,69 | Total R$88,46 | |
6 x de R$14,99 | Total R$89,94 |