AS VINTE E NOVE CARTAS
Laban, uma gramática poética para atores
SÔNIA MACHADO DE AZEVEDO
Prefácio: Amilton de Azevedo
SINOPSE
Até mais do que a colocação da voz e a composição geral da cena, o maior e mais sofisticado recurso à disposição de um ator é seu corpo. Neste pequeno e delicioso livro, Sônia Machado de Azevedo elabora criativamente um curso de treinamento corporal em que convoca os alunos para dominarem o corpo tanto a partir das teorias do movimento e de coreografia de Rudolf Laban, como de um entendimento poético de si e das coisas que os cercam.
QUARTA-CAPA
Este livro surgiu de um propósito prático: um curso de conscientização corporal para atores.
Mas, na pena e na atuação como professora de Sônia Machado de Azevedo, ele se transforma em verdadeiras oficinas poéticas, ganhando um colorido que transcende o aspecto técnico – que tem nas ideias de Rudolf Laban um ponto de referência –, de modo a expressar uma nova concepção do corpo e do movimento. Ao optar pela forma epistolar, clássica e moderna, sempre datada e sempre transcendendo sua datação, a autora casa forma e conteúdo, usando a simplicidade da forma para conduzir-nos às complexidades do conteúdo. O leitor curioso, o iniciante e o iniciado, todos encontrarão aqui não um manual de exercícios repetitivos, mas o exercitar, o cultivar de uma desnaturalização da percepção comum do corpo, do nosso e do outro, um chamado a testar os limites dessa matéria que habitamos e somos, de modo a que nos tornemos artífices de nossos próprios gestos ressignificados.
SOBRE O AUTOR
SÔNIA MACHADO DE AZEVEDO é doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), com formação em Laban pela Escola Arte do Movimento, leciona Práticas Corporais na Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH/SP), na qual orienta o Núcleo de Pesquisa da Presença (NPP). Coordenou o trabalho teatral e as disciplinas de Jogos Teatrais, Improvisação, Expressão Corporal e Pedagogia do Teatro em importantes escolas paulistas. Chefiou o Setor de Artes Cênicas do Sesi/SP durante dezessete anos, supervisionando os Núcleos de Artes Cênicas da entidade e sua produção artística. Participou de dezenas de montagens teatrais, respondendo pela preparação de corpo dos elencos, desenhos cênicos e coreográficos. Reuniu sua experiência e reflexão em O Papel do Corpo no Corpo do Ator (mestrado defendido em 1989 na USP e publicado em 2002 pela Perspectiva) e No Campo Feito de Sonhos (doutorado defendido em 2005 e publicado pela Perspectiva em 2016). Como dramaturga, é autora, entre outros, de A Trajetória de Pedro, texto premiado em Concurso Nacional de Dramaturgia em 1999, A Invenção do Mar (2009), Para Meninos e Gaivotas (2013), Trezentos e Sessenta Graus (2018) e Mar Invisível (2020, inédito). Sua produção literária compreende ainda prosa de ficção e poesia, respectivamente Odete Inventa o Mar (Perspectiva, 2007), Pálidos Poentes (Casa do Novo Autor, 2010), Trezentos e Sessenta Graus: As Muitas Mortes e Vidas de Sofia (Lamparina Luminosa, 2018).
TRECHOS
DO PREFÁCIO – Por Amilton de Azevedo
Quando fui seu aluno, corri, dancei, me lancei pelos cantos, me entreguei ao chão, me apaixonei pelo flutuar, fui um tatu-bola por um dia e sofri tanto com isso… Ler as cartas é revisitar pelo seu olhar esse arrebatamento que somos nós e nosso corpo.
Do seu modo, tendo Laban como estrutura, você cria um cortazariano “Manual de Instruções”, não para construir uma aula ou nada tão organizado assim, mas para treinar o olhar e os sentidos todos para o que pode acontecer ao nosso redor (a todo momento).
DO LIVRO
As 29 cartas são o que se escreve entre amigos, ou entre aqueles com os quais se estabelecem relações de algum afeto e sinceridade. E são mais livres e pessoais por não obedecerem a calendários nem cobranças exteriores, são nascentes/olhos d’água que brotam do solo (do nosso corpo/terra), porque sempre chega a hora de deixar que percepções solitárias e pensamentos gestados em segredo saiam para o mundo como tentativa de tocar o outro, esse sempre estrangeiro que nos apaixona e inquieta, espelho do que somos, cada um de nós. Indecifráveis.
SOBRE A CAPA
O desenho da capa explora gestos e expressões variadas de atores em cena, ressaltando a importância do treinamento do ator ligado ao trabalho de corpo.
SUMÁRIO
De Onde Venho
Carta Para Minha Mãe (Ou Uma Espécie de Prefácio), por Amilton de Azevedo
A Título de Introdução: Uma Quase Carta
Primeira Carta, ou Quase
10 jan Primeira Carta: Um Pouco Como Sonhar
20 fev Segunda Carta: Primeira Aula
27 fev Terceira Carta: Na Superfície da Terra
6 mar Quarta Carta: Desenhando no Espaço dos Passos
13 mar Quinta Carta: O Espaço e Seus Níveis
20 mar Sexta Carta: Cuidar e Ser Cuidado
27 mar Sétima Carta: Equilíbrio e Desequilíbrio
3 abr Oitava Carta: As Quedas, ou Como Confiar
10 abr Nona Carta: No Caminho do Outono
10 e 17 abr Décima Carta: As Avaliações Individuais
24 abr Décima Primeira Carta: O Trabalho Com Imagens: Água e os Bichos de Água
8 maio Décima Segunda Carta: A Terra e Seus Seres
15 maio Décima Terceira Carta: Os Bichos do Ar
15 maio Décima Quarta Carta: O Fogo (O Elemento Que Veio do Vento)
20 maio Décima Quinta Carta: Reflexões ao Final de um Domingo
27 maio Décima Sexta Carta: Nosso Último Encontro Antes das Férias de Julho
Décima Sétima Carta: A Que Não Foi Escrita Por Mim
10 ago Décima Oitava Carta: Segundo Semestre
15 ago Décima Nona Carta: Introdução Teórico/Poética ao Estudo das Dinâmicas do
Movimento ou Ações Básicas do Esforço
22 ago Vigésima Carta: Kinesfera e a Dinâmica do Deslizar
30 ago Vigésima Primeira Carta: Empurrar/Puxar
6 set Vigésima Segunda Carta: O Torcer
12 set Vigésima Terceira Carta: Socar/Bater/Chutar
13 set Vigésima Quarta Carta: Tempo de Flutuar, ou Caminhando Para a Primavera
20 set Vigésima Quinta Carta: Pontuar, ou uma Viagem à Infância
27 set Vigésima Sexta Carta: Tempo do Chicotear, ou o Prenúncio das Grandes
Tempestades dos Finais de Tarde (As Nossas e as da Terra)
4 out Vigésima Sétima Carta: Sacudir, ou a Leveza de Se Deixar Ir Para Todos os Lados em
Loucas Ventanias
11 out Vigésima Oitava Carta: Deixando Que Nasçam Nossos Solos Finais
10 jan Vigésima Nona Carta: A Importância das Avaliações Individuais e Presenciais, ou
Afinal, o Que é Uma Avaliação em Corpo?
COLEÇÃO PERSPECTIVAS EM CENA
A coleção Perspectivas em Cena reúne textos e pesquisas ligados à pedagogia e à prática teatral em todas as suas manifestações, podendo envolver qualquer área que atravesse ou que traga subsídios técnicos para uma montagem teatral. Confira os demais títulos da coleção clicando aqui.
Ficha Técnica:
Autor: Sônia Machado de Azevedo
Prefácio: Amilton de Azevedo
Coleção: Perspectivas em cena
Assunto: Teatro
Formato: Brochura
Dimensões: 14 x 21 cm
120 páginas
ISBN: 9786555050349
E-ISBN: 9786555050288
Preço E-book: R$ 24,90
Lançamento: 02/10/2020
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