"Brecht: Um Jogo de Aprendizagem" abre ao leitor brasileiro uma visão pouco conhecida da obra brechtiana: a da peça didática como uma proposta de teatro que abole a presença do espectador e a converte em ação participativa. Todos são atuantes na ação encenante. Com base em textos cuja maioria é traduzida pela primeira vez para a língua portuguesa, Ingrid Dormien Koudela extrai criticamente os elementos deste projeto verdadeiramente revolucionário que o autor de Galileu Galilei desenvolveu como alvo explícito, não só do processamento pedagógico e político, mas também estético, deu seu teatro para o povo. Trata-se na verdade da cena pública na sociedade dos iguais. Mas a discussão que percorre as páginas deste livro não se limita ao propósito último da peça didática, em que pese a sua importância para o entendimento de todo o universo dramático brechtiano. Na verdade, reunindo em uma síntese original Viola Spolin, Jean Piaget a Brecht, a autora esboça aqui uma autêntica teoria do jogo de aprendizagem e da educação, propondo inclusive elementos para a sua metodologia e implementação prática. Como observa o crítico Alberto Guzik, por todas essas razões, "Brecht: Um Jogo de Aprendizagem" é uma leitura de extremo interesse para o professor em arte-educação, para o planejador pedagógico e, sobretudo, por ser um estudo do teatro e para o teatro, a quem se dedique a qualquer aspecto da arte dramática.
--
ISBN: 9788527300452
Autor: Ingrid Dormien Koudela
Páginas: 208
Coleção: ESTUDOS/E.117
Peso: 0,25 kg
Dimensões: 22,5 x 12,5 x 1,2 cm