BREVIÁRIO DE FORMAÇÃO

Giovanni Cutolo

Tradução: Almir Ribeiro

 

SINOPSE

Em texto leve e fluido, mas pleno de referências, o autor, ele mesmo um experimentado professor da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Milão, Itália, traz conceitos e insights para orientar o projeto e a execução de um bom design, desde sua formulação inicial. Com um gigantesco repertório, Cutolo empreende uma viagem apaixonada pelo “grande rio”, a metáfora que utiliza como fio condutor da narrativa.

 

QUARTA-CAPA

Ao contar sua história no design, e analisar a história do design italiano, Giovanni Cutolo escolhe a metáfora do grande rio, “cujo fluxo e curso imponentes foram enriquecidos graças ao aporte de numerosos afluentes”. Daí o trajeto que vai das cidades e seus monumentos às maiores figuras da história da arte italiana, passando pelas principais instituições didático-industriais europeias (Werkbund, Bauhaus, Ulm). Ele aglutina sua formação a uma análise-síntese do fenômeno do design, em particular do design de mobiliário, e cria um texto bifocal que alia criticamente a visão de mundo particular à difusão do saber. Fiel ao ambicioso projeto do autor de elevar o nível de conhecimento do comprador final a partir de uma atuação voltada aos profissionais que estão em contato direto com os consumidores (projetistas, lojistas e arquitetos), esta breve jornada pelo mundo do design e de seu mercado instrui, reflete e diverte.

 

GIOVANNI CUTOLO

Docente do curso de graduação em Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Milão; dirigente da Associazione per il Disegno Industriale –ADI; foi representante italiano do júri do European Design Prize; um dos fundadores da revista Modo; distribuidor italiano da Vitra e das cozinhas Bulthaup e La Cornue; foi vice-diretor geral da Artemide, quando organizou o lançamento da célebre lâmpada Tizio. Traduziu Obra Aberta (Perspectiva), de Umberto Eco, para o português e Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, para o italiano. Publicou, entre outros, L’altra faccia del design: Riflessioni intorno ai mobili e all'arredamento e cucina.come (Lybra Immagine, 1999 e 2001 respectivamente);  e O Hedonista Virtuoso e Luxo e Design: Ética, Estética e Mercado do Gosto (Perspectiva, respectivamente 2012 e 2014 respectivamente).

 

COLEÇÃO DEBATES

A coleção Debates dedica-se aos temas contemporâneos e aos debates e polêmicas da atualidade. A mais antiga, junto com a Estudos, e a mais conhecida das coleções da editora, conta com quase 350 títulos, alguns já célebres na literatura de não ficção. 

 

DA CAPA

Imagem da capa: Simplificação do esquema que ilustra a metáfora do “grande rio”, proposta pelo autor.

O design como um trabalho/aventura de travessia, alimentado por diversos afluentes de conhecimento e experiências para a concepção do projeto e seu resultado, o produto.

 

TRECHO

O design é uma linguagem universal, compreensível por qualquer indivíduo de qualquer lugar, como a música, a arte ou uma bela paisagem. É uma linguagem universal porque é acessível a todos e compreensível por todos, ainda que não provoque em todos nem o mesmo apreço nem a mesma emoção

 

SUMARIO

Autoflagelação

Introdução

1. Um Desenvolvimento Desarmônico

2. O Animal Projetante

3. O Mercado Industrial

4. Artesanato e Indústria

5. A Revolução dos Consumos

6. As Metamorfoses do Mercado

7. O Fascínio Discreto do Design

8. O  Grande Rio do Design

9. Design Versus Marketing

10. Das Necessidades dos Desejos

11. A Parábola do Café

12. O Design do Luxo/O Luxo do Design

13. O Trabalho, a Terra e o Dinheiro

Conclusão

Posfácio

Bibliografia

 

FICHA TÉCNICA

Autor: Giovanni Cutolo

Tradução: Almir Ribeiro

Coleção: Debates

Assunto: Design

Formato: Brochura

Dimensões: 11,5 x 20,5 cm

160 páginas

ISBN 9786555050943

E-book: 9786555050950

Lançamento: 04/04/2022

R$74,90

Ver mais detalhes
Entregas para o CEP:
Meios de envio