COMO VIVER DA ARQUITETURA
Caterina De La Portilla
SINOPSE
Um guia para viver de forma livre, estável e próspera com arquitetura (e não só), escrito pela fundadora da Líderes Para a Arquitetura, a maior comunidade de língua espanhola sobre arquitetura e estratégia de negócios.
Este manual ensina a ver o seu negócio por todos os ângulos, inclusive o de seus clientes. E o leva a moldar seus relacionamentos profissionais de forma a atendê-los plenamente e a si próprio(a) em busca de sua autorrealização, com critérios justos de remuneração e trabalho. A autora traz esquemas, tabelas e diagnósticos claros para que o profissional organize seu negócio em todas as suas etapas e em todos os seus aspectos.
O que significa ser um arquiteto (ou um empreendedor autônomo) hoje. Como funciona o mercado de arquitetura. Como criar uma verdadeira proposta de valor. Como liderar vendas, dinheiro e negócios. Como consolidar um fluxo constante de clientes. Como realizar projetos excepcionais. Como construir um escritório de arquitetura feliz e lucrativo. Como recuperar significado e utilidade profissional. Como contribuir para o futuro da sociedade com seu trabalho. Como praticar livremente. Como viver da arquitetura.
Arquitetura era uma profissão de sucesso. Hoje em dia, é uma profissão muitas vezes precária e que passa por rápidas mudanças. Este livro oferece todas as ferramentas que os profissionais da indústria precisam e exigem para se adaptar e perpetuar seu valor no futuro da sociedade.
QUARTA-CAPA
COMO LIDAR COM O DIA A DIA DE UMA EMPRESA QUANDO VOCÊ É SEU PRÓPRIO CHEFE?
COMO CONSTRUIR UMA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS SÓLIDA, QUE GERE UM FLUXO ESTÁVEL DE TRABALHO?
COMO TER UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL QUE LHE TRAGA UM SENSO DE PROPÓSITO E DE PRAZER PROFISSIONAL?
Se você acabou de sair da faculdade, diploma debaixo do braço, bolso vazio e cabeça cheia de planos; ou está insatisfeito(a) com seu trabalho atual que não lhe dá espaço para desenvolver seu potencial como profissional; ou está frustrado(a) porque você estudou e se preparou para conquistar um lugar que valorize suas contribuições e seu jeito de fazer e isso não aconteceu, este livro é para você.
Se percebeu que está rodeado de centenas de profissionais com serviços semelhantes, a remuneração muitas vezes insuficiente e inconstante, tendo de convencer as pessoas de que sua atividade profissional existe não para cumprir um mero capricho, mas para melhorar suas vidas, oferecer algo que possa ser transformador, original ou prazeroso, este livro é para você.
Um manual que organiza e estrutura a sua empresa, elabora estratégias de ação e de abordagens ao seus públicos, aponta e corrige os erros mais comuns e dá instrumentos para você construir um modelo de negócio próprio, sustentável e rentável, com insights valiosos, para que você possa trabalhar com prazer e realizar seus sonhos profissionais.
■ARQUITETURA■ DESIGN■MODA■INTERIORES■MARCENARIA■SERRALHERIA■CONSULTORIA ■TRABALHO EDITORIAL■PEQUENO NEGÓCIO■PROFISSIONAIS UTÔNOMOS■SERVIÇOS■EOUTROS
CATERINA DE LA PORTILLA
Arquiteta formada pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria - ULPGC, tem vasta experiência em gerenciar projetos de pequena e grande escala na Europa e nos Estados Unidos. Desde 2018, Caterina combina sua prática com a consultoria, redefinindo o perfil do arquiteto do futuro por meio da Líderes Para a Arquitetura – da qual é cofundadora e CEO – , uma comunidade global, a maior em língua espanhola, presente em mais de trinta países, composta por milhares de profissionais de arquitetura, design e construção, que promove a liderança em negócios por meio de treinamento prático em consultoria profissional em sua plataforma.
META-ARQUITETURA
Ensaios sobre temas ligados à arquitetura, de modo amplo, e ao edifício, métodos construtivos e a prática profissional.
O QUE DIZ A AUTORA
“Criatividade é projetar soluções para problemas. Não se trata de fazer um projeto bonito. Porque se esse projeto bonito não ajuda alguém, não é criativo; é um hobby, afinal, quem vai te pagar por isso? Criatividade é detectar problemas no mercado que ninguém está resolvendo e ser capaz de encontrar soluções criativas para ajudar essa pessoa”, responde a arquiteta, pragmaticamente, uma vez mais. Só existe um Norman Foster, “e essa posição já está tomada”, acrescenta. Para ela, o arquiteto de hoje deve se dedicar "a uma arquitetura mais doméstica e mais solidária. Não se trata de construir a próxima Filarmônica, mas sim de ajudar certos grupos de pessoas a melhorarem de vida. Por exemplo, há muitas pessoas que não conseguem escapar do aluguel. Pessoas com condições de trabalho e econômicas mínimas, então temos que pensar em quais soluções arquitetônicas e financeiras podemos oferecer para que elas tenham acesso à moradia, que é uma necessidade básica.”
TRECHOS DO LIVRO
{Prólogo}
Começando pela transformação interna do arquiteto sobre seu propósito, este é um guia que, passo a passo, analisa o mercado atual e ajuda a descobrir nichos de oportunidades, desenhar uma proposta arquitetônica singular, atrativa e que diferencie o seu autor, dominar a arte da venda para conciliar a faceta criativa com a empresarial, liderar as relações com o cliente e colaboradores, imprimindo ordem no trabalho, e consolidar uma independência profissional duradoura.
{O Arquiteto Hoje}
O único requisito para recuperar nossa utilidade e encontrar a razão de nosso labor profissional, para além de um portfólio imaculado e alguns seguidores nas redes sociais, é atender ao desejo de outra pessoa. Simples assim. E, no entanto, é tão complicado para nós que devemos treinar a empatia.
{Por Que as Pessoas Contratam Arquitetos}
Uma característica que todo ser humano compartilha é que aspiramos a uma melhor versão de nós mesmos e a uma vida melhor do que a que temos hoje. Essa ideia de progresso é a força pela qual nos levantamos a cada manhã, nos alimentamos, trabalhamos, cultivamos relações, desenvolvemos projetos, aprendemos, adquirimos coisas, fantasiamos, economizamos, meditamos, nos medicamos, praticamos esportes… cada qual com suas possibilidades, preferências e valores. A ausência desse motor é ausência de vida E é esse motor, a soma de nossas projeções pessoais sobre o futuro próximo ou distante, que mobiliza e dá sentido ao mercado em sua totalidade.
{Chaves Para a Diferenciação da Proposta}
Quando uma pessoa vai ao mercado buscando uma solução para seu problema, ela sempre se apoia no contraste ou na diferença para tomar uma decisão É inevitável, pois faz parte de nosso sistema cognitivo para detectar a melhor opção. Por isso, é crucial que aprendamos a canalizar essa diferença para que nos meçam com a régua adequada.
{Como Definir os Honorários}
Se de cada dez reuniões com clientes potenciais você não é capaz de gerar qualquer cliente (0% de conversão), então é crucial que você revise seu nicho de mercado e sua proposta de valor, porque está oferecendo algo que a ninguém interessa
{Como O Cliente Vive O Desenrolar De Um Serviço De Arquitetura}
Definir uma clara separação entre vender e trabalhar é vital para a nossa saúde mental e emocional, e também para a dos nossos clientes, pois não há nada pior do que a incerteza de começar um projeto para alguém sem ter claro quando e como irá pagar. Por outro lado, se o cliente não paga, não há compromisso de sua parte, e um compromisso é essencial em toda relação, para que ambas as partes se sintam seguras e dispostas a cumprir com suas responsabilidades: o arquiteto, dispor seu conhecimento e esforço; o cliente, suas necessidades e dinheiro. Por isso, é nossa responsabilidade responder a essas questões e comunicá-las ao nosso cliente, antes que decidam nos contratar. Somente assim a relação que nasce no processo de venda estará assentada sobre bases estáveis, afetando positiva e diretamente o resto do processo arquitetônico.
{Princípios Para Um Escritório De Arquitetura Saudável E Funcional}
Os papéis são as pessoas. Os fluxos são as relações. A matéria-prima do seu estúdio são as pessoas e suas relações, não a arquitetura, pois somente por intermédio das pessoas e de suas relações é que se faz arquitetura. Ao chefiar um escritório de arquitetura, devemos nos converter em artesãos de pessoas e compreender muito bem o material com que vamos trabalhar todos os dias.
SUMARIO
Prólogo
1 O Arquiteto Hoje
1 O Sentido de Estudar Arquitetura
2 De Onde Vem a Precariedade em Que Vivemos
3 Para Que e Para Quem Somos Úteis?
4 Arquitetos Jovens: O Jugo da Inexperiência
5 Arquitetos Veteranos: Arquitetura Para Sobreviver ou Para Viver
6 Construir ou Não Construir
7 Onde Estão os Clientes? As Praças do Mundo Digital
8 Como Nos Fazermos Entender Para Recuperar o Valor na Sociedade
9 A Indústria Que Mais Produz Riqueza no Planeta
10 Método Científico Para Conseguir Projetos Com Estabilidade
2 O Mercado
1 Por Que as Pessoas Contratam Arquitetos?
2 Os Oceanos da Arquitetura
3 Infinitas Possibilidades de Exercer a Arquitetura
4. Como Detectar um Nicho de Mercado Com Potencial
5 Avaliação de um Nicho de Mercado
6. Como Saber Se o Nicho Eleito Representa uma Verdadeira Oportunidade
7 O Mito da Especialização
8 Como Evitar a Competição Feroz
9 Estabilidade Profissional em um Mercado Cambiante
10 Medo de Não Conseguir Clientes. Medo de Conseguir Clientes
3 A Proposta
1 Como Desenhar uma Verdadeira “Proposta de Valor”
2 Relação Entre Valor e Dinheiro em Arquitetura
3 Chaves Para a Diferenciação da Proposta: Inovar
4 Como Comunicar Sua Proposta de Valor
5 Modelos e Tipos de Serviços de Arquitetura
6 Como Definir os Honorários (Sem Tabelas de Coeficientes, Horas, Metros Quadrados ou Orçamentos de Execução Material)
7 Como Oferecer e Trabalhar Com um Orçamento Fechado
8 Introdução aos Sistemas de Desenho
9 Esquema-Tipo de um Serviço de Arquitetura Rentável
10 O Erro de Oferecer um Catálogo de Serviços
4 A Venda
1 Uma Nova Forma de Pensar a Venda, o Dinheiro e os Negócios
2 Sem Reuniões Não Há Clientes
3 As Expectativas de Qualquer Cliente de Arquiteto
4 Como Filtrar Clientes Potenciais: O Funil das Vendas
5 Transformar uma Conversa Com um Estranho em uma Reunião de Vendas: Árvore de Respostas
6 Converter uma Reunião de Venda em um Cliente: Estrutura e Roteiro
7 A Chave Para Vender Arquitetura: Tornar a Decisão Pequena
8 Como Manejar os “Poréns” do Cliente na Própria Reunião
9 Depois da Reunião: O Dossiê
10 Concretização e Conclusão do Projeto: O Primeiro Pagamento
5 O Cliente
1 Como o Cliente Vive o Desenrolar de um Serviço de Arquitetura
2 A Importância de Educar o Cliente no “Como” e no “O Quê
3 Os Quatro Tipos de Clientes na Arquitetura
4 Diferença Entre uma Relação Profissional Funcional e uma Relação Disfuncional
5 Liderança Para Não Fazer do Caos do Cliente Seu Próprio Caos
6. Começa o Projeto: O Protocolo de Trabalho
7 Guia Para Ter Reuniões Produtivas Com Clientes
8 Estratégias Para Resolver Cenários Conflitivos
9 Fim da Contratação: Como Encerrar e Medir o Êxito do Projeto
10 Os Limites do Cliente, Nossa Razão Criativa
6 A Independência
1 O Único Requisito Para Ser Arquiteto Autônomo
2 A Mente Estratégica do Arquiteto Autônomo
3. Rentabilidade: Ganhar Mais Dinheiro Trabalhando Menos Tempo
4 O Que É, Como Criar ou Reestruturar um Escritório de Arquitetura
5. Como Definir os Papéis de um Escritório de Arquitetura
6 Como Buscar, Selecionar, Formar e Fortalecer as Pessoas Para os Papéis do Escritório (e Como Despedi-las)
7. Princípios Para um Escritório de Arquitetura Saudável e Funcional
8 Protocolos Internos: Colaboradores Fixos e Eventuais
9 Protocolos Externos: Clientes e Fornecedores
10 O Novo Perfil do Arquiteto
Notas
Agradecimentos
FICHA TÉCNICA
Caterina De La Portilla
Coleção Meta-Arquitetura [AU06]
Arquitetura, pequenos negócios, metodologia de negócios
Impresso em brochura
15,5 x 23 cm
416 páginas
ISBN 978-65-5505-249-7
Lançamento 20 junho 2025
EBOOK
ISBN 978-65-5505-250-3
1 x de R$119,90 sem juros | Total R$119,90 | |
2 x de R$63,10 | Total R$126,21 | |
3 x de R$42,79 | Total R$128,36 | |
4 x de R$32,63 | Total R$130,54 | |
5 x de R$26,55 | Total R$132,74 | |
6 x de R$22,49 | Total R$134,96 |