OLHAR CONTEMPORÂNEO
Como entender a arte de agora
João Correia
SINOPSE
Uma pessoa para diante de uma instalação com uma escavadeira, observa uma performance onde as luzes acendem e apagam ou caminha entre paredes verdes que a apertam. Sai dessa experiência achando que arte contemporânea não é para ela, sentindo que está fora do seu espectro de entendimento. Porém, deseja compreender por que aquilo é considerado arte.
"Olhar Contemporâneo" é o resultado de uma ampla pesquisa de João Correia na busca do entendimento dessa arte que nos parece tão hermética e inatingível. Ele desenvolveu um método para que as pessoas, reunidas e interagindo através de questionamentos sucessivos, possam olhar criticamente o que está sendo visto, fazer conexões, criar um repertório de imagens e experiências e, assim, construir um entendimento da obra à sua frente. Ensina que a arte contemporânea é a arte da experimentação radical, onde cada pessoa constrói sua compreensão pessoal e a desenvolve pelo compartilhamento de sensações e interpretações com outros.
Com uma abordagem questionadora, inspirada em educadores e intelectuais como Michael Sandel, Boaventura de Sousa Santos, Paulo Freire, bell hooks e Ana Mae Barbosa, o autor apresenta a arte como um agente de percepção, ajudando a entender tanto a obra de arte quanto a realidade que nos cerca.
QUARTA-CAPA
“O que é arte? O que é o contemporâneo?
Partindo de uma abordagem original em sua aplicação, inspirada no trabalho de educadores e intelectuais como Michael Sandel, Boaventura de Sousa Santos, Paulo Freire, bell hooks e Ana Mae Barbosa, João Correia constrói em Olhar Contemporâneo uma metodologia que propicie
a cada pessoa participante a habilidade de olhar e questionar o que está sendo visto, de aprender a fazer conexões, uma habilidade transversal que pode ser desenvolvida e aplicada em vários aspectos da vida.
Afinal, a arte contemporânea é a nossa arte, a arte do nosso tempo, e entendê-la é também estar mais próximo de entender as complexidades do mundo de hoje. Pois, como diz o autor, “ser contemporâneo é para ontem!”
JOÃO CORREIA
Graduou-se com distinção em História da Arte e em História pela Open University de Londres, e concluiu sua especialização em mercado de arte no Sotheby's Institute. Obteve o título de mestre, cum laude, em Liderança Cultural pela Royal Academy of Arts, também do Reino Unido, e pela Universidade de Maastricht, na Holanda. Foi membro do President’s Club do Sandler Institute por quatro anos. Em 2014, fundou a Collezionista Consultoria de Arte em São Paulo, seguida pelo lançamento do projeto educativo Olhar Contemporâneo em 2019. Realizou palestras em instituições renomadas, como Sotheby’s, a Universidade de Yale e a Universidade de São Paulo (USP), além de contribuir com publicações conceituadas, entre as quais a BBC, o site Hyperallergic e o Valor Econômico.
COLEÇÃO PERSPECTIVAS EM CENA
A coleção Perspectivas em Cena traz estudos ligados à pedagogia do teatro, educação, treinamento corporal.
DA CAPA
Imagem da capa: montagem a partir de detalhe de Beam Drop, instalação no Instituto Cultural Inhotim de Chris Burden, 2010.
O QUE DIZ O AUTOR
O Olhar Contemporâneo é um projeto educativo idealizado para apresentar alguns conceitos fundamentais para a compreensão da arte contemporânea e apresentar prioritariamente produções artísticas que, à medida que elas sejam estudadas, nos tornem mais contemporâneos.
A arte é uma grande ferramenta para nos preparar para os desafios da contemporaneidade. Essa preparação e a investigação desses desafios faz parte da proposta desse canal. O conteúdo disponibilizado aqui é também um conteúdo preparatório para o Curso Olhar Contemporâneo, um programa de quinze aulas interativas, com cada aula baseada na obra de um artista contemporâneo.
Todo programa é baseado em um método criado por João Correia que utiliza a Arte como um agente de percepção, aprendizado e até antecipação sobre as questões urgentes dos dias de hoje.
O Olhar Contemporâneo é uma nova forma de ver a nossa realidade de hoje colocada em prática no mundo real para gerar resultados acima da média sobre sua vida profissional e pessoal.
Fonte: < htqtps://www.youtube.com/@olharcontemporaneo_/featured >.
TRECHOS
DA INTRODUÇÃO
Sobreviver no mundo de hoje depende da adaptação pessoal às novas condições complexas de um contexto em permanente mudança; mas como desenvolver essa habilidade? Uma das adaptações necessárias para a sobrevivência passa por novos paradigmas de empatia e governança. Mas como alcançar esses novos paradigmas tanto individual como coletivamente se não conseguimos nos entender entre as pessoas nem em situações familiares ou em reuniões de condomínio? Um caminho emancipatório é o do diálogo intercultural global, que consiste na capacidade de dialogar com perfis culturais diversos, sejam eles devidos a diferenças raciais, étnicas, nacionais, geracionais ou de gênero. Esses diálogos desenvolvem uma sensibilidade para a polifonia do mundo contemporâneo; são tanto causa como consequência de um olhar contemporâneo, em um ciclo que se repete e interioriza novas sensibilidades.
DO LIVRO
Descobri, através da pesquisa de palavras-chave, tal como “Método Michael Sandel”, que ele utiliza uma versão do método socrático. A pedagogia utilizada por Sócrates nos diálogos platônicos é caracterizada pela indagação rigorosa de temas universais entre duas ou mais pessoas e, aparentemente, nenhuma hierarquia professor-aluno é estabelecida. Os diálogos são conhecidos por ensinarem padrões de pensamento que vão além do conteúdo; eles facilitam uma análise crítica das próprias experiências e produzem mudanças de comportamento.
[...] permaneceu a dúvida de como combinar altos níveis de liberdade de representação com um ambiente de aprendizagem virtual, promovendo valores mais aceitáveis.
A solução a esse dilema começou a aparecer ao associar a teoria de Alcoforado com a fantasia de um professor inventado e a possibilidade de combinar isso tudo com a cultura avatar. As pessoas que participaram da experiência compartilharam que elas também queriam se parecer com alguém diferente delas mesmas. Essa alteração permitiu aos participantes ficarem mais confortáveis, compartilhando informação sobre sua vida sexual e dificuldades educacionais.
Nesta seção vou explorar as diretrizes curatoriais para o conteúdo do Olhar Contemporâneo, iniciando com uma breve contextualização histórica, a partir do século XX, cuja produção artística foi dividida em duas correntes principais: autônoma e não autônoma. Arte autônoma aborda, predominantemente, as qualidades formais da arte, história da arte e o sistema da arte. Arte não autônoma ou arte engajada explora os eventos contextuais externos à arte, assim como os sistemas políticos e econômicos, criticismos sociais e institucionais, comportamento humano e o ambiente. Um exemplo de arte autônoma seria a produção abstrata do artista estadunidense Jackson Pollock, que pesquisava a materialidade da tinta, a aplicação da tinta na tela e a subjetividade do artista presente na obra. Um exemplo de arte engajada seriam as obras do artista chinês Ai Weiwei [...].
SUMÁRIO
Carta do Autor
Introdução
1 Método Socrático
2 Perspectiva Decolonial
3 Um Outro Espaço Virtual
4 Direção Artística
5 Condições Para Experimentação
6 Trilogia de Sobrevivência
Projeto-Piloto
Anexos
Referências
Índice
Agradecimentos
FICHA TÉCNICA
Autor: João Correia
Perspectivas em Cena [PC.09]
Arte/Arte-Educação
IMPRESSO
brochura
14 x 21 cm
192 páginas
ISBN 978-65-5505-181-0
Lançamento 09/09/2024
EBOOK
ISBN 978-65-5505-182-7
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